Polícia recupera Fuscas de colecionadores que foram roubados

Homem é preso por receptação e adulteração de Fuscas em SP; Polícia acredita que modelos eram vendidos em mercado clandestino

Um homem suspeito de receptação e adulteração de carros de colecionadores foi preso na noite desta quarta-feira (19) na cidade de São Paulo. Durante a operação, a Polícia Civil encontrou três Volkswagen Fuscas em uma residência na Zona Sul da cidade, com chassis adulterados. Um dos veículos, no entanto, estava sendo desmontado pelos criminosos. O caso foi registrado no 14º Distrito Policial (DP) em Pinheiros.

Segundo a Polícia, as investigações tiveram início com base no boletim de ocorrência de uma das vítimas, que relatou o furto de um Fusca em um estacionamento na Zona Oeste no final de abril, registrado no mesmo 14º DP.
As imagens das câmeras de segurança do local mostram o momento em que o proprietário deixou o Fusca, e minutos depois um criminoso removeu o veículo. O vídeo permitiu a identificação de um Fiat Punto vermelho que transportou o criminoso até o local do crime. O suspeito ainda não foi identificado pelas autoridades.

As investigações levaram à descoberta de que o Punto pertencia a Eduardo de Souza, encontrado em sua residência próxima à Represa de Guarapiranga, onde os três Fuscas foram encontrados. O suspeito não resistiu à entrada dos agentes. Ele já tem passagens pela polícia por crimes de furto e receptação, principalmente de Fuscas. A polícia está tentando capturar os outros membros da quadrilha.
Para as autoridades, os carros adulterados tinham como destino o mercado de vendas, pois o excelente estado de conservação dos veículos possibilita a obtenção de valores acima dos praticados no mercado de carros usados. Há fortes indícios de que exista um mercado clandestino específico para esse tipo de crime, devido à natureza dos veículos colecionáveis.

Um dos proprietários já foi identificado pela polícia e chamado para prestar depoimento no 14º DP. Os demais veículos passarão por perícia para identificar seus proprietários, uma vez que os carros foram apreendidos com chassis e placas adulterados.